Na tarde desta quinta-feira, a galeria C do módulo 2 da Penitenciária Estadual de Santa Maria (Pesm) voltou a ser ocupada pelos presos que tinham sido realocados dentro da cadeia. A galeria havia sido esvaziada para receber os detentos do Presídio Central que viriam para a cidade.
:: Galeria de cadeia de Santa Maria foi esvaziada para receber presos de Porto Alegre ::
:: Santa Maria deverá receber 40 detentos do Presídio Central de Porto Alegre ::
Uma decisão do juiz Fábio Marques Welter, da Vara de Execuções Criminais (VEC) de Santa Maria, do último dia 28 de outubro, não autorizou a vinda dos presos resultantes da interdição do Presídio Central para a Pesm. Com isso, as celas puderam ser reocupadas. A previsão era de que a cidade receberia 40 presos do Central.
A decisão do juiz teve como base um relatório feito pela administração da penitenciária e Delegacia Regional da Superintendência de Serviços Penitenciários (Susepe), depois do tumulto e agressão a agentes ocorridos no dia 25 de outubro. Naquele dia, presos da cela 1, da galeria A, do módulo 2, promoveram uma confusão e feriram quatro agentes penitenciários com facas artesanais. A conclusão da Susepe foi que a casa prisional não tinha condições de segurança suficiente para receber mais presos devido ao déficit de servidores.
O juiz considerou que a vinda de presos do Central poderia agravar a segurança na cadeia local e decidiu pelo não recebimento de mais detentos no sistema carcerário da cidade.
Antes do fato, a VEC havia autorizado a vinda de 40 presos do Central, desde que fossem cumpridas algumas exigências.
A Susepe aguarda definição sobre a possibilidade de vinda novos servidores para o município. Uma turma de 602 agentes penitenciários que estão em curso de formação deve se formar no dia 17 de dezembro na capital gaúcha. Eles serão distribuídos a partir do dia 20 de dezembro. Porém, a maioria deve ser direcionada às novas casas prisionais da Região Metropolitana. Não há informações se Santa Maria receberá agentes.
"